23 Following
tonyralmeida

tonyralmeida

Uma excelente obra sobre um tema difícil

O Meu Irmão - Afonso Reis Cabral

A primeira ideia que tive assim que terminei este livro foi “deveria haver uma lei qualquer que proibisse alguém tão novo escrever com tanto talento”. Ponto.


Não li todas as obras galardoada com o prémio Leya (que são, se não me engano, seis, já contando com “O Meu Irmão”), mas esta é sem dúvida uma das melhores obras que já li. Aliás, é um dos melhores livros que já li nestes últimos tempos (e sim, eu sei, não tenho lido tanto quanto gostaria…).


Afonso Reis Cabral apresenta-nos uma escrita extremamente sóbria, madura e majestosa para contar a história de um professor universitário, divorciado, desencontrado com a vida, e quem procura a derradeira aproximação com o seu irmão Miguel que nasceu com síndrome de Down. Trata-se de uma aproximação não apenas dificultada pela deficiência genética, mas a qual também se associa uma ausência de 20 anos e uma fixação forte do Miguel pela Luciana, uma deficiente mental fruto de uma violação. Tojal, uma pequena aldeia perto de Arouca, é o sítio onde o irmão de Miguel procura então reconquistar o seu amor fraterno. É durante a estadia de ambos que conhecemos toda a história destes irmãos desencontrados, e como o destino, de uma forma algo inesperada, os levou a procura de uma catarse numa localidade recôndita do interior.


A cada capítulo, Afonso Cabral desvenda de uma forma soberba toda a história destes irmãos, os sonhos, as conquistas, os desaires que os acabariam por os conduzir até Tojal. Ao mesmo tempo, o tema da deficiência de Miguel é tratado com seriedade, confrontando o leitor com uma realidade com implicações profundas naqueles que têm que conviver diariamente com a síndrome de Down.


Sem qualquer dúvida, um autor a seguir seriamente.