23 Following
tonyralmeida

tonyralmeida

Um excelente thriller político

House of Cards - Michael Dobbs, Maria Fraústo

Este foi um livro que despertou a minha curiosidade devido ao seu título. Já tinha ouvido referências à série televisiva “House of Cards”, distribuída pela HBO, assim como já tinha também ouvido que o Kevin Spacey tem um desempenho excelente nesta série sobre os meandros da política norte-americana. Sobre este programa de televisão, pouco mais nada sei.

Foi no posfácio deste livro que fiquei ainda a saber que o “House of Cards” já tinha sido adaptado numa mini-série de 4 episódios pela BBC, que foi para o ar em 1990. Mais ainda, este livro, publicado pela Jacarandá, é na verdade uma edição revista pelo autor que chega às estantes no seguimento do sucesso da série norte-americana, e faz parte de uma trilogia que gira em torno de Frank Urquhart, um verdadeiro “animal político”.

“House of Cards” conta a história de como um político influente, ganancioso e ferido no seu orgulho resolve virar-se com aqueles que o antagonizaram, envolvendo-se então num jogo de mentiras, dissimulações, traições e chantagens, que começa com um golpe palaciano que derruba o primeiro-ministro do Reino Unido, e prossegue com a eliminação de todos os adversários que, tal como Frank, pretendem chegar ao topo da máquina do poder britânico.

De uma forma vertiginosa, Michael Dobbs põe a nu os jogos de poder em terras da sua majestade, onde não existem amigos mas apenas aliados, alianças estas que ora são construídas por ambição e chantagem, ou se desfazem unilateralmente, ao sabor dos interesses mais ousados de uma das partes.

Tal como referi, este “House of Cards” faz parte de uma trilogia agora revista pelo autor, mas apenas este primeiro livro está traduzido para português, desconhecendo se a edição originalmente publicada foi alguma vez traduzida. A curiosidade em saber como o primeiro-ministro Frank Urquhart se safa lá me fará correr atrás dos volumes em inglês, não que haja qualquer inconveniente nisso…