23 Following
tonyralmeida

tonyralmeida

Não esperem demasiado deste livro

— feeling what?!?
Inferno - Dan Brown

Já la vai algum tempo desde a última vez que li um livro de Dan Brown mas, ao começar a ler este "Inferno", rapidamente são identificados os ingredientes com os quais o autor nos tem habituado: uma morte no início da história, um mistério enigmático que vai parar às mãos de Robert Langdon, o qual terá que ser desvendado o mais rapidamente possível com recurso as seus conhecimentos de simbolismo, arte e história (sem esquecer a sua memória fotográfica), e uma escrita cinematográfica, dividida ao longo de uma centena de capítulos que prendem o leitor com alguma facilidade.

A diferença, não muito substancial, em relação às história anteriores de Langdon é que, desta vez, no início do livro, a personagem já se encontra no meio dos acontecimentos, pelo que nos deparamos com uma narrativa recheada de 'flashbacks' q.b., para além da já habitual grande quantidade de informação resultante da pesquisa realizada para a produção deste thriller (no entanto, no que diz respeito a isto, este livro me pareceu mais comedido, mas isto pode ser uma impressão minha. Como disse, já lá vai algum tempo desde que li o último livro de Dan Brown). Acresce a tudo isto, toda uma cortina de fumo e jogos de espelhos que procuram ludibriar o leitor, induzindo-o em erro, até o 'plot twist' final, em que percebemos como tínhamos até então sido enganados.

Se o desenrolar da história se mostrou interessante, o final foi algo decepcionante. "Que conveniente" foi aquilo que me ficou quando revelada toda a trama Só por aqui, dificilmente consigo ir para além das 3 estrelas (em cinco). E mais não digo, para evitar spoilers...

Para quem gosta do género, enquanto descansa ao som das ondas do mar, é um livro que recomendo, mas mão esperem demasiado dele.